Eu sou uma big fã do lema “Sua vida, sua responsabilidade”, sabe? Quando os problemas aparecem é muito fácil sair disparando culpa a torto e a direita: “Você isso, você aquilo…”. Difícil mesmo é sacar que:

Ninguém faz com a gente o que a gente não deixa!

Com a felicidade é a mesma coisa. Acabamos sempre colocando a felicidade em algo externo a nós, algo a ser alcançado… como se estivesse a quilômetros de distância quando a verdade é que ela mora dentro da gente e está totalmente ao nosso alcance.

O poder do pensamento positivo, meditação, exercícios, praticar o bem, sorrir e viajar parece óbvio, né? Mas muito pouca gente coloca em prática ou percebe como são coisas fundamentais pra dar um boost na nossa alegria de viver!

A verdade é que sem essa alegria interna, vai ser muito difícil despertar seu gênio criativo. Confiança, alegria e autoconhecimento são alimentos fundamentais pra ele se manter forte e ativo.

A boa notíca é que existem maneiras cientificamente comprovadas de desenvolver esse estado interno postivo! Quer ver só como funciona na prática?

Fiz uma lista com 10 ações que irão te mostrar que dá sim pra ser mais feliz com a vida!

 

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Fiz uma lista com 10 ações que irão te deixar bem mais FELIZ com a vida!

1. Exercite-se mais – Apenas 7 minutos por dia podem ser suficientes, sabia?

Está mais do que comprovado: o exercício físico ajuda (e muito!) no combate a depressão. Um estudo feito por Shawn Achor para seu livro The Happiness Advanced mostrou resultado surpreendente em 3 grupos de estudo sobre a depressão: o primeiro grupo de pessoas trataria a depressão apenas com remédios, o segundo grupo trataria com remédios + meditação e, o terceiro grupo, trataria com remédios + meditação + exercícios físicos.

Seis meses depois, 38% das pessoas do grupo um (tratadas apenas com remédios) tiveram uma recaída. O resultado do grupo dois foi um pouco melhor, com um índice de recaída de 31%. Mas a surpresa mesmo veio no terceiro grupo: apenas 9% das pessoas tratadas com o combo remédios + meditação + exercícios físicos voltaram a ter episódios de depressão!

Outra pesquisa no Journal of Health Psychology também descobriu que pessoas que se exercitavam regularmente sentiam-se melhor em relação aos seus corpos, mesmo sem ver mudanças físicas aparentes. Depois de malhar, mesmo que peso e formato do corpo não fossem alterados imediatamente, as pessoas saiam sentindo-se mais positivas em relação a eles. ENDORFINAS, minha gente. ENDORFINAS.

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Mesmo que você não tenha tempo nem saco pra ficar suando o corpitcho numa academia (confesso que eu tenho pavor) sempre dá pra levar uma vida menos sedentária, seja deixando o carro em casa mais dias por semana, ou usando as escadas do seu prédio ou ainda saindo pra dar uma voltinha a pé no parque no fim da tarde. Às vezes tudo o que a gente precisa é fazer escolhas mais saudáveis e menos preguiçosas 😉

2. Durma mais – Seu cérebro ficará menos sensível a emoções negativas 🙂

Po Bronson e Ashley Merryman desenvolveram uma série de estudos sobre a privação de sono. Neles descobriram que estímulos negativos são processados em nossa Amígdala no cérebro, já as memórias positivas ou neutras são processadas no Hippocampus. A falta de sono atinge mais forte o Hippocampus do que a Amigdala. Faça a matemática… O resultado é que as pessoas que dormem pouco falham ao tentar acessar memórias agradáveis mas lembram-se perfeitamente das ruins.

Em um dos experimentos, estudantes de faculdade com privação de sono tentaram memorizar uma lista de palavras. Eles puderam se lembrar de 81% das palavras com uma conotação negativa, como câncer, mas só conseguiram lembrar de 31% das palavras positivas ou neutras, como por do sol ou cesta.

SONO É VIDA. E FELICIDADE.

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Se você sofre de insônia ou tem dificuldades pra dormir saiba que a tecnologia pode ser a maior vilã! TV no quarto e celular na cabeceira são o combo maligno pra quem está lutando por uma boa noite de sono. Que tal substitui-los por um livro ou revistas bacanas enquanto toma uma xícara de chá quentinho, hein?

3. Mude-se para perto do trabalho – Uma vida sem trânsito e sem o stress da correria de ir e vir vale mais do que uma casa grande

Essa é simples, né? O stress de ficar de 2 a quatro horas no trânsito por dia tem um impacto devastador na nossa saúde e, por consequência, alegria de viver. Esse stress pode até acabar colocando um peso desnecessário sobre seu trabalho, já pensou nisso? Muitas vezes você até gosta do que faz mas odeia COM TODO O CORAÇÃO o que tem que passar pra chegar até ele todos os dias.

COM APLICAR NO DIA A DIA: Essa dica é mais complicada, né?  No caso da total impossibilidade de mudar para um lugar mais perto da sua região de trabalho que tal considerar propor para o chefe alguns dias de home office no mês? Já alivia MUITO o stress e hoje em dia, com os trabalhos cada vez mais focados no uso da internet, SUPER POSSÍVEL. Ou ainda, se você já estiver realmente de saco cheio de tudo, que tal colocar em prática a sugestão do post 6 motivos pra pedir demissão agora!?

4. Fique mais tempo com sua família e amigos – Não se arrependa disso no leito de morte 🙁

Segundo matéria no The Guardian, não manter contato com a família e os amigos está na lista dos top 5 arrependimentos na hora da morte, sabia?

O expert em felicidade da Harvard University, Daniel Gilbert, explica: “Nós estamos felizes quando temos uma família. Nós estamos felizes quando temos amigos e quase todas as outras coisas que acreditamos que nos deixem felizes são, na verdade, apenas maneiras de alcançar mais familiares e amigos.”

George Vaillant é o diretor de um estudo que já dura 7 anos e analisa a vida de 268 homens. Em uma entrevista recente ele foi perguntado: “O que você aprendeu com esse estudo?” Sua resposta? “Que a única coisa que realmente importa na vida são seus relacionamentos com as outras pessoas.”

Já em um estudo publicado no Journal of Socio-Economics descobriu-se que seus relacionamentos valem quase U$100,000 anuais: “Usando o British Household Panel Survey, descobriu-se que um aumento no nível de envolvimento social vale o equivalente a U$85,000 extras por ano em termos de satisfação com a sua vida. Enquanto isso, alterações financeiras reais compram muito pouca felicidade.”

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Ninguém está pedindo pra você virar a Madre Teresa de Calcutá aqui maaaaaaassssssssssss o benefício do perdão é inegável. E quando digo perdão não é marcar uma reunião como o desafeto pra dizer que você o perdoa blablablá. Quando falo de perdão falo daquele que só nós mesmos podemos dar, no silêncio da nossa alma, sabe? Perdoar e nunca mais levar esse rancor consigo pela vida. Tá na hora de valorizar e abraçar com força os familiares e amigos e deixar que eles façam parte da sua vida, pra valer 🙂

5. SAIA! – A felicidade aumenta aos 13.9°C

Ainda falando sobre as descobertas de Shawn Achor no livro The Happiness Advantage, uma de suas recomendações é ter tempo pra ficar ao ar livre como forma de aumentar sua felicidade.
Arranjar um tempinho para ficar ao ar livre num dia bonito também trás muitas vantagens… um estudo descobriu que 20 minutos ao ar livre numa temperatura e clima agradáveis não aumentou apenas a positividade nas pessoas como também afiou a mente e aumentou a capacidade da memória!

O The American Meteorological Society publicou uma pesquisa em 2011 onde conta que foi descoberto que o aumento da temperatura tem mais efeito na sua felicidade do que outras variáveis como vento e umidade. Também descobriu que a felicidade aumenta aos exatos 13.9°C, ahaha.

Adorei essa porque me identifiquei totalmente… O friozinho realmente me deixa mais feliz 😛

COMO APLICAR NO DIA A DIA:  Nada de pular a hora do almoço ou comer em 10 minutos pra voltar rapidinho pro escritório. Sua hora de almoço é preciosa e cliente nenhum vai morrer por ter que esperar uma horinha… a gente que é trouxa e acredita que a salvação do mundo depende disso. Take your time, dê um rolê pelo quarteirão tranquila e  tome um solzinho. Que tal escolher aquele restô com mesinha ao ar livre pra almoçar da próxima vez, hein?

6. Passar um tempo com amigos – 100 horas por ano (equivalente a duas horas por semana) é um número mágico!

Shawn Achor, esse danadinho,  fez outra descoberta bacana. Quando entrevistadores perguntaram para mais de 150 pessoas sobre suas compras recentes eles descobriram que o dinheiro gasto em atividades como shows e jantares em grupo traziam muito mais prazer do que a compra de sapatos, televisões e relógios caríssimos. Gastar dinheiro com outras pessoas aumenta muito a felicidade!

The Journal of Happiness Studies também publicou um estudo que explorou esse mesmo tema. Pediu-se aos participantes do estudo que se lembrassem de uma compra recente feita para eles mesmos e para outra pessoa. Depois perguntaram como isso afetava a sua felicidade. Baseado nessa resposta os participantes podiam escolher como gastar o dinheiro de uma futura compra: com eles mesmos ou com outras pessoas. A maioria disse que presentear outra pessoa os deixava tão mais felizes que eles escolheriam gastam mais dinheiro com novos presentes para os entes queridos e amigos 🙂

Em seu livro Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being, o professor Martin Seligman explica que ajudar os outros pode melhorar nossas próprias vidas: “… nós cientistas descobrimos que fazer o bem produz um bem estar imediato muito maior do que qualquer exercício que tenhamos testado!”

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Essa é a dica mais fácil de colocar em atividade. Nenhum trabalho pode ser desculpa pra te afastar de quem te faz bem. Marque mesmo aquele happy hour semanal com os amigos ou aquele almoço de domingo na casa dos pais. Nada no mundo vale deixar quem se ama de lado <3

7. Pratique o sorriso – Ele pode aliviar a dor

Um novo estudo conduzido pela Michigan State University sugere que trabalhadores da área de prestação de serviços que fingem sorrir o dia todo pioram muito seu “astral”,  se retraindo do trabalho o que acaba afetando sua produtividade. Já os trabalhadores que sorriem sempre como forma de cultivar pensamentos positivos levantam imediatamente o clima no trabalho e produzem muito mais 🙂

O sorriso verdadeiro (da direita) é aquele que a gente também dá com os olhos!

O sorriso também é uma ótima forma de aliviar algumas das dores que sentimos em circunstâncias perturbadoras.

Sorrir é uma forma de reduzir a sensação ruim causada por uma situação chata. Psicólogos chamam isso de hipótese do retorno facial. Mesmo forçar um sorriso quando não nos sentimos com vontade de sorrir é suficiente para levantar nosso astral consideravelmente. Rir é o melhor remédio mesmo! Ahhhh… um estudo descobriu que pessoas que simplesmente pensavam em assistir ao seu filme favorito aumentavam sua endorfina em até 27%!

COMO APLICAR NO DIA A DIA:  Quando tudo parecer desmoronar na sua cabeça que tal se jogar numa sessão com a sua sitcom/série de comédia favorita ou filme pastelão do coração? Eu uso muito essa tática. Quando tudo vai mal me coloco em condições onde sei que as gargalhadas serão inevitáveis. SEMPRE FUNCIONA!

8. Planeje uma viagem – A antecipação já nos causa imensa alegria!

Ao que tudo indica planejar uma viagem ou até um break do trabalho já melhora nossa felicidade imediatamente sem nem precisarmos sair de casa! Um estudo publicado no jornal Applied Research in Quality of Life mostrou que o pico mais alto de alegria das férias veio durante a fase de planejamento 🙂 No estudo, o efeito dessa antecipação das férias aumentou a felicidade durante oito semanas! Depois das férias, a felicidade caiu rapidamente e retornou ao nível anterior.

Se você não pode sair de férias agora, nem mesmo curtir uma noite longa com os amigos, coloque algo desse tipo no seu calendário mesmo que seja daqui a um mês (ou um ano!). Então, quando você precisar de uma dose extra de felicidade, lembre-se que esse dia está chegando \o/

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Globe trotter de alma, eu sei que essa é uma das melhores coisas da vida: planejar cada passo da sua viagem de férias. Nunca deixe de lado essa parte, nunca deixe isso na mão de outros ou estará perdendo 80% da graça. Nenhuma correria de trabalho justifica você chegar em um lugar e não ter a mínima idéia de onde está ou pra onde ir. A internet está aí pra isso e pode ser sua grande aliada na hora de viajar sem sair da cadeira. Planejar sua própria viagem é viajar duas vezes, sempre falo isso!

9. Medite – Reprograme seu cérebro pra felicidade

A meditação é sempre citada como um hábito importante a ser cultivado porque melhora o foco, clareza e atenção dos pensamentos, assim como nos ajuda a manter a calma. Acontece que ela também pode ser útil para aumentar nossa felicidade:

Em um estudo, um time de pesquisas do Massachusetts General Hospital observou imagens do cérebro de 16 pessoas antes e depois de participarem de um curso de meditação que durou 2 meses. O estudo, publicado na revista Psychiatry Research: Neuroimaging, concluiu que depois de completarem o curso, parte do cérebro dos participantes associadas com compaixão e auto-conhecimento aumentaram e as partes associadas com o stress dimuíram!

De acordo com Shawn Achor, a meditação pode até fazer você mais feliz a longo prazo. Estudos mostram que nos minutos após meditar nós experimentamos uma sensação de calma e contentamento, assim como aumento da auto-consciência e empatia. E a pesquisa também mostrou que a meditação constante pode reprogramar seu cérebro para elevar os níveis de felicidade.

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Tá, eu sei que essa dica é uma das mais difíceis de alcançar. Nunca estamos sozinhos, estamos sempre conectados nesse mundo digital que pode ser bem sufocante. Mas dá sim pra dedicar 10 minutinhos por dia pra se interiorizar e livrar a mente da negatividade. Que tal acordar e não sair correndo da cama? Que tal usar esses preciosos 10 minutos no quentinho do quarto para, deitada mesmo, esvaziar a mente e se concentrar no momento presente? Tenho certeza de que seu dia será bem mais produtivo 🙂

10. Pratique a gratidão! – Aumente a felicidade e a satisfação

Em um experimento onde alguns participantes tomaram notas das coisas pelas quais são gratos todos os dias, foi percebido um aumento na sua sensação de bem estar em apenas realizar essa tarefa de escrita!

COMO APLICAR NO DIA A DIA: Vou contar um segredo pra vocês. Eu escrevo cartas. Longas, complexas, trabalhosas. Sobre tudo, sobre todos. Dando perdão, pedindo perdão,  SENDO GRATA. E sabe o que eu faço depois? Queimo e deixo as cinzas irem embora com o vento. O que começou como um hábito adolescente para extravasar o turbilhão de emoções que eu sentia virou uma lição pra vida toda. Nem sempre temos alguém pra servir de orelha amiga pras nossas angústias (psicólogos podem ajudar, claro). Então o simples fato de exteriorizar as emoções escrevendo cartas imaginárias pode salvar sua alma. Vai por mim.

A grande lição que quero que você entenda hoje aqui é que sua felicidade é responsabilidade sua e de mais ninguém! O que você está fazendo por você, sabe?

Se você andar perdid@, sem saber ao certo como começar essa busca por uma vida mais feliz, autoral e criativa, eu posso te ajudar 🙂

Eu montei uma oficina 100% online e 100% gratuita de criatividade chamada Incendeie o seu gênio criativo! São 4 aulas com exercícios poderosos que vão te ajudar a se conectar consigo mesm@, com a sua energia criativa e com o seu propósito de vida. Eu vou te ensinar como lidar com o medo, com a falta de foco e com a mania de procrastinar as decisões e projetos importantes para você.

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Gostou das dicas? Então ‘bora compartilhar com a galera esse vídeo 🙂 Quem sabe você não ajuda alguém que anda se sentindo meio down?

 

One thought to “[VÍDEO] 10 maneiras (cientificamente comprovadas) para SER MAIS FELIZ!”

  • Mariá

    Legal, mas prefiro conteudo escrito!! 🙂

    Responder

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