Se você acompanha o site do Incendeie sabe que eu sou uma leitora c-o-m-p-u-l-s-i-v-a. Tenho fome de palavras mesmo e o “brigadeiro gourmet” do meu gênio criativo são os livros, sem dúvida alguma. Não é raro eu estar envolvida com a leitura de 2 ou 3 livros ao mesmo tempo. Aliás, pode me chamar de traça que eu respondo, viu 😉 ?

Quando comecei a desenvolver o projeto desse site em 2014, mergulhei de cabeça na pesquisa. Em cerca de 3 anos somei mais de 100 livros lidos aqui na minha estante, muitos deles mudaram a forma como eu sempre enxerguei a minha própria criatividade e foram divisores de água na minha vida.

Sempre que posto no Insta (@incendeieseugeniocriativo) alguma dica, frase ou sugestão de leitura, recebo MUITOS pedidos da galera sobre quais os meus Top 10 livros sobre criatividade. Chegou a hora de eu revelar os meus queridinhos, os que me ajudaram na minha busca e que considero indispensáveis se você está precisando riscar o fósforo e lascar fogo nas suas ideias!

Vamos lá?

 

10 livros sobre criatividade que vão te ajudar a incendiar as ideias!

 

1. O ICONOCLASTA, Gregory Berns

Esse livro incrível do Gregory Berns foi a minha entrada no estudo da neurosciência da criatividade. Tropecei nele ao pesquisar sobre o termo Iconoclasta (título de uma das canções que compus pra minha banda Bellatrix) e ele me marcou profundamente.

Nenhuma organização pode sobreviver sem iconoclastas – inovadores que, sozinhos, reorientam a sabedoria convencional e conseguem alcançar o que muitos outros consideram impossível.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

Embora indispensáveis, os iconoclastas verdadeiros são poucos e distantes. Em Iconoclast, o neurocientista Gregory Berns explica o porquê. Ele explora as restrições que o cérebro humano coloca no pensamento inovador, incluindo o medo do fracasso, o desejo de se conformar e a tendência de interpretar a informação sensorial de maneira familiar.

Através de relatos vívidos de inovadores bem sucedidos, Berns revela o funcionamento interno da mente do iconoclasta com notável clareza. Cada capítulo envolvente prossegue para descrever ações práticas que cada uma pode tomar para entender e desencadear nosso próprio potencial para pensar de forma diferente – como buscar novos ambientes, experiências inovadoras e conhecimentos pela primeira vez.

Repleto de histórias envolventes, insights científicos, práticas potentes e exemplos de uma série surpreendente de disciplinas, esse livro envolvente irá ajudá-lo a entender como os iconoclastas pensam e o equipam para começar a pensar mais como um iconoclasta.

2. ORIGINALS, Como os Inconformistas Movem o Mundo – Adam Grant

Usando estudos e histórias surpreendentes que abrangem negócios, política, esportes e entretenimento, Adam Grant explora como reconhecer uma boa idéia, construir uma coalisão de aliados, escolher o momento certo para agir e gerenciar o medo e a dúvida.

Ele também dá dicas de como pais e professores podem nutrir a originalidade nas crianças e como líderes podem construir culturas que abracem a criatividade e a inovação.

Um verdadeiro tratado sobre como são as ideias inovadoras de pessoas inconformadas com as injustiças, desequilíbrios e barreiras sociais/econômicas/culturais da vida que mudam o status quo e MELHORAM O MUNDO!

 

3. CREATIVITY, Flow and the Psychology of Discovery and Invention – Mihaly Csikszentmihaly*

*esse livro só existe em inglês, infelizmente.

Segundo o autor, criatividade é sobre capturar aqueles momentos que tornam a vida digna de ser vivida! O psicólogo húngaro lendário, Mihaly Csiksgentmihalyi, especialista nos estudos de felicidade e criatividade, revela o que leva a esses momentos, seja a excitação do artista no cavalete ou do cientista no laboratório e como esse conhecimento pode ser usado para enriquecer a nossa vida.

Com base em quase uma centena de entrevistas com pessoas excepcionais, desde biólogos e físicos, até políticos e líderes empresariais, passando por poetas e artistas, bem como seus trinta anos de pesquisa sobre o assunto, Csikszentmihalyi usa sua famosa teoria do fluxo criativo para explorar o processo criativo.

Ele discute idéias de como e por que os indivíduos criativos são freqüentemente vistos como egoístas e arrogantes, e por que o “gênio torturado” é em grande parte um mito!

E mais importante, ele explica também por que a criatividade precisa ser cultivada e é necessária para o futuro do nosso país, se não o mundo. Amém!

4. O CÉREBRO CRIATIVO – Shelley Carson

O livro provocativo da psicóloga de Harvard, Shelley Carson, revela por que a criatividade não é algo exclusivo à cientistas, inventores, artistas, escritores e músicos.  Na verdade, todos nós usamos nossos cérebros criativos todos os dias em casa, no trabalho e nas nossas horas livres.

Cada um de nós tem a capacidade de aumentar nosso funcionamento mental e, por consequência, a nossa criatividade ao aprendermos a nos mover entre vários estados cerebrais.

Nesse livro, a Dra. Carson explica os sete estados cerebrais (ou “brainsets”) e suas funções relacionadas à criatividade, produtividade e inovação.

Ela também fornece testes e exercícios incríveis que podem ajudar você a ativar cada um desses sete brainsets e desbloquear a sua máxima criatividade!

5. MINDSET – Carol Dweck

Após décadas de pesquisa, a psicóloga e Ph.D. da Universidade Stanford, Carol S. Dweck, descobriu uma idéia simples, mas inovadora: o poder do mindset (ou da nossa forma de pensar).

Neste livro incrível, ela mostra como o sucesso na escola, no trabalho, nos esportes, nas artes e em quase todas as áreas do empreendimento humano pode ser dramaticamente influenciado pela forma como pensamos sobre nossos talentos e habilidades.

Pessoas com uma mentalidade fixa – aquelas que acreditam que as habilidades nascem com elas – são menos propensas a florescer do que aquelas com mentalidade de crescimento – pessoas que acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Mindset revela como pais, professores, gerentes e atletas podem usar essa idéia para promover a uma realização excepcional dos seus talentos e capacidades criativas!

6. A GRANDE MAGIA, Vida Criativa sem Medo – Elizabeth Gilbert

Você deve conhecer bem a escritora americana Elizabeth Gilbert, autora do best seller mundial ‘Comer, Rezar e Amar’,  certo? No livro ‘A grande magia’, ela mergulha fundo em próprio processo criativo e compartilha com os leitores a sua perspectiva única sobre  criatividade. Com muita empatia e generosidade radiantes, ela oferece insights poderosos sobre a misteriosa natureza por trás da inspiração.

Ela nos pede para abraçarmos nossa curiosidade e soltarmos todo sofrimento desnecessário. Ela nos mostra como abordar o que mais amamos e como enfrentar aquilo que mais tememos. Ela discute as atitudes, abordagens e hábitos que precisamos ter ou desenvolver  para vivermos uma vida mais criativas.

Balançando entre espiritualidade e pragmatismo, Gilbert incentiva o leitor a descobrir as suas “jóias estranhas”, características únicas e que estão escondidas dentro de cada um de nós.

Quer se trate de escrever um livro, fazer arte, encontrar novas maneiras de abordar os desafios no trabalho, embarcar em um sonho há muito tempo adiado ou, simplesmente, infundir a nossa vida cotidiana com mais atenção e paixão, o livro A Grande Magia traz uma reflexão profunda sobre como podemos alimentar a melhor versão de nós mesmos!

7. A HISTÓRIA SECRETA DA CRIATIVIDADE – Kevin Ashton

Criar é humano, PONTO. O pioneiro da tecnologia, Kevin Ashton,  desmistifica esse ato dado muitas vezes como “sagrado” e leva o leitor em uma jornada pelas maiores criações da humanidade, investigando a verdade por trás desses “gênios” e como eles fazem isso.

Do laboratório onde os segredos do DNA foram revelados pela primeira vez por uma mulher esquecida pela história, passando pela loja de bicicletas onde os irmãos Wright se propuseram a “voar um cavalo” (sim, ele é americano, portanto considera os Irmãos Wrights os pais da aviação), Kevin Ashton mostra os indivíduos aparentemente insignificantes, os passos lentos e graduais, as falhas múltiplas e os inúmeros atos comuns e geralmente não credenciados que levam a nossos avanços mais surpreendentes.

Com base em exemplos de Mozart para Os Muppets, de Arquimedes para Apple, de Kandinsky para uma lata de Coca-cola, esse livro é uma leitura essencial para todos os futuros criativos, além de trazer uma exploração apaixonada e imensamente gratificante sobre como a inovação acontece!

8. O PODER DA EMPATIA – Roman Kzrnaric

Filósofo, escritor e e co-fundador da maravilhosa The School of Life, Roman Krznaric percorreu o mundo pesquisando e palestrando sobre o tema da empatia. Neste livro animado e envolvente, ele argumenta como os nossos cérebros foram construídos para se conectarem socialmente e como a empatia, e não a apatia ou o egocentrismo, é o coração de quem somos.

Olhando para o exterior e tentando se identificar com as experiências dos outros, Krznaric argumenta que podemos nos tornar não só uma sociedade mais igualitária, como também muito mais feliz e mais criativa.

Ele também apresenta nesse livro os seis hábitos de vida de pessoas altamente empáticas!

9. VAI LÁ E FAZ, Como Empreender na Era Digital e Tirar Ideias do Papel – Tiago Mattos

Conheci o trabalho do Tiago Mattos através do curso Friends of Tomorrow, da Aerolito/Perestroika!

Futurista, empresário e educador, o Tiago mostra nesse livro super mão na massa como você pode criar uma empresa bem-sucedida do zero se tiver o mindset certo e entender como o mundo está mudando.

Isso porque nunca foi tão fácil fazer. Nunca foi tão fácil fazer um livro, uma música, um filme, uma reunião dos colegas do ensino médio, uma passeata, um partido político, uma casa, um carro, uma declaração de amor, uma viagem ao redor do mundo. Nunca foi tão fácil fazer uma empresa. Nunca foi tão fácil entender que ninguém fará o mundo que você quer por você. Só você.

10. POR QUE? Como motivar pessoas e equipes a agir? – Simon Sinek

Em 2009, Simon Sinek, autor, palestrante e consultor de marketing americano, iniciou um movimento para ajudar as pessoas a encontrarem mais inspiração no trabalho e, por sua vez, inspirarem seus colegas e clientes.

Desde então, milhões de pessoas foram tocadas pelo poder de suas idéias, incluindo mais de 28 milhões que assistiram a sua TED Talk ‘Start with Why’, o terceiro vídeo-palestra do TED mais popular de todos os tempos.

Sinek traz aos leitores uma questão fundamental: por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, mais influentes e mais rentáveis ​​do que outras? Por que alguns líderes conseguem levantar maior lealdade entre clientes e funcionários?

Pessoas como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright (olha eles aí de novo!) tinham pouco em comum, mas todos começaram com a pergunta mágica “POR QUE?”. Eles perceberam que as pessoas não comprarão verdadeiramente um produto, serviço, movimento ou idéia até que entendam o PORQUÊ por trás disso.

Esse livro mostra como os líderes que tiveram  maior influência no mundo pensam, atuam e se comunicam.  Sinek chama essa poderosa idéia de “The Golden Circle” (O Círculo Dourado) e fornece uma estrutura sobre a qual as organizações e projetos podem ser construídos,  movimentos podem ser conduzidos e as pessoas podem ser inspiradas!

11 (BÔNUS). GARRA, O Poder da Paixão e da Perseverança – Angela Duckworth

Apesar desse livro não tratar sobre criatividade em si, ele joga uma luz sobre uma questão importantíssima: a função da paixão de da perseverança na hora de realizar seus sonhos e projetos! Por isso, ele é um item BÔNUS aqui na minha lista 😉

A psicóloga americana Angela Duckworth mostra a todos que se esforçam para ter sucesso – sejam pais, estudantes, educadores, atletas ou empresários – que o segredo para uma realização excepcional dos seus objetivos não é o talento, mas sim uma mistura especial entre paixão e persistência, o que ela deu o nome de Garra.

Com base em sua própria história poderosa como filha de um cientista que fazia questão dizer a ela sobre constantemente sobre a sua falta de “genialidade”, Duckworth, agora célebre pesquisadora e professora (you go, girl!), descreve os seus primeiros estudos sobre a neurosciência por trás das ferramentas de ensino e da consultoria de negócios. Estudos que a levaram a desenvolver a hipótese de que o que realmente impulsiona o sucesso não é o “gênio”, mas sim uma combinação única de paixão e perseverança a longo prazo.

Ela também compartilha descobertas fascinantes da história e mostra o que pode ser extraído dos experimentos modernos em alta performance.

Garra é um livro sobre o que passa pela sua cabeça quando você cai, e como é isso, e não o talento ou a sorte, o que faz toda a diferença na sua vida e nos seus resultados!

 


 

Ufa, hein? Tem livro bom nessa lista pra meses de leitura inspiradora, mas… você está pensando que acabou? Na, na, ni, na, não.

Eu gostaria de acrescentar mais 2 livros a essa lista poderosa, posso? Ambos escritos por mim, pensando em como ajudar o seu gênio criativo a ver a luz do dia e a realizar muito mais com seus sonhos e projetos de vida.

Como eu te contei lá no começo desse post, todos esses livros do meu TOP 10 (+ dezenas de outros) me ajudaram na construção, não só deste site, como no desenvolvimento das oficinas, cursos e livros sobre criatividade e produtividade que escrevi nos últimos anos.

Eles são um presente inspirado do meu gênio criativo para o seu!

 


 

12. CRIATIVIDADE EMPÁTICA, Bia Lombardi

Você anda desmotivado com a vida, com seus projetos e com a sua rotina? Então você PRECISA LER meu novo ebook, Criatividade Empática, e aprender todos os truques para incendiar a sua vida com + criatividade e empatia.

Descubra como a curiosidade, a criatividade e a empatia têm o poder de transformar o mundo e te conectar com o seu propósito!

Nesse livro eu mostro a neurosciência por trás do cérebro criativo e quais são os hacks/truques que você pode usar para TRANSFORMAR A SUA VIDA!

 

13. GUIA PRÁTICO F.I.R.E. U.P., Incendeie seu gênio criativo, Bia Lombardi

Quer saber saber mais sobre como desenvolver confiança criativa, tomar decisões mais assertivas e aprender a usar sua criatividade para conquistar uma vida mais alinhada com as suas prioridades? Então eu tenho uma notícia boa pra você: acabou de sair do forno o meu ebook F.I.R.E. U.P., Incendeie seu gênio criativo!

Durante as 6 etapas deste guia eu vou te mostrar, usando a minha metodologia F.I.R.E. U.P., um passo a passo inspirador e fácil de aplicar com o poder de ajudar você a reunir insights, desenvolver as suas ideias e colocar em ação os seus projetos criativos de uma vez por todas! Chega de indecisão!

Tenho certeza de que quando você virar a última página vai estar transformad@ e com uma visão muito mais ampliada dos seus potenciais criativose das infinitas possibilidades que te aguardam!

 

A NOTÍCIA BOA É QUE TEM CUPOM 50%OFF + 3 BÔNUS INCRÍVEIS PRA VOCÊ (como aulas e testes gratuitos)!QUER SABER COMO GARANTIR O SEU? É SÓ CLICAR AQUI!

 

E você? Já leu algum livro bacana ou tem algum autor/autora para recomendar? Quem sabe essa lista não fica maior com a sua ajuda? Deixe aqui nos comentários sua sugestão de leitura <3 Tá liberalíssimo também compartilhar essa postagem com seus amigos! É só clicar nos ícones abaixo e espalhar inspiração pra quem precisa!

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSaveSaveSave

SaveSave

Deixe uma resposta