[VÍDEO] Empacou? Descubra 5 maneiras de acordar o cérebro e incendiar a criatividade!

Todo mundo passa por fases na vida onde tem a sensação de que cada célula do corpo está em colapso, seja físico ou criativo. Você não quer mais pensar em nada, quer chegar do trabalho, deitar no sofá e ser tragado pela televisão.

Se a sua cabeça está caindo de sono e suas idéias estão morrendo de tédio, eu tenho 5 dicas muito boas que irão soar o seu despertador interno e incentiar seu gênio criativo. Preparad@? Aperta o play e vem comigo 😉

1. DESLIGUE-SE SEMPRE QUE POSSÍVEL

Off computador e televisão e on cair na rua! A vida acontece lá fora, certo? Quando a mente empaca, na verdade, está gritando por liberdade. Leve-a para dar uma volta no parque, ao cinema ou para caminhar sem rumo, apenas observando de olhos atentos à vida ao seu redor. Estar aberta a novas experiências é fundamental para exercitar nosso cérebro preguiçoso e fazê-lo enxergar além da nossa rotina.

Computador e celular são ferramentas indispensáveis para o trabalho, eu sei, mas não devem NUNCA serem as únicas. Quando der tela preta aí já sabe, encontre cor e luz no mundo e nas pessoas.

2. FAÇA A MESMA COISA DE OUTRAS MANEIRAS

O cérebro é um bicho preguiçoso pacas. Para economizar energia e trabalhar com mais eficiência ele ‘assume’ e normaliza nosso comportamento e percepção das coisas. Pena que essa eficiência assassina a criatividade…

Quer fazer a massa cinzenta malhar forte? Faça a mesma coisa de outras maneiras. Como? Escute novas músicas, converse com estranhos, mude o caminho para chegar em casa, almoce cada vez num lugar diferente, vista roupas fora da sua zona de conforto, coloque-se no lugar dos outros na hora de uma discussão (essa dica vale pra vida também), encontre novas maneiras de preparar seu prato favorito e faça, uma vez por semana, algo que nunca fez antes!

3. FAÇA MAIS DO QUE TE FAZ FELIZ

A matemática parece óbvia mas pouca gente coloca em prática. Quando ficamos presas numa rotina pesada e sem brechas para descanso, nosso ânimo e criatividade escorrem rapidinho para o ralo. Não é só porque você passa 12 horas por dia, ou mais, na função de resolver pepinos que vai se tornar uma expert no assunto. Pelo contrário, sua mente vai secar mais do que a água da Cantareira e daquele chão nada brotará.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

É importante você reservar algumas horas do seu dia para fazer coisas que te deixem feliz e realizada. Seja uma atividade física, um almoço tranquilo e saudável, a leitura de um bom livro ou aquele happy hour com os amigos. Esse escape é fundamental para oxigenar as idéias e fazer a mente percorrer novas sinapses e caminhos. É quando nos divertimos que as melhores idéias surgem, já reparou?

4. DÊ OUVIDOS A CRIANÇA ESCONDIDA EM VOCÊ

Pelo menos uma vez por dia pergunte-se: Se eu pudesse fazer algo exatamente do jeito que acho certo ou desejo como isso seria? Conforme crescemos nosso lado infantil, aquele que olha o mundo como se fosse a primeira vez, vai sendo deposto pela necessidade do mundo adulto em analisar e controlar cada aspecto da vida.

De repente, surpresas tornam-se desagradáveis e a simples idéia de não saber o que fazer em determinada situação nos apavora e congela. Isso acontece porque nosso impulso primordial, nosso instinto e criatividade vão sendo tolhidos em prol do coletivo, do lucro, do business. A frivolidade perde espaço para o resultado. O desconhecido deixa de ser um mundo de sonhos a ser descoberto dentro do armário.

Na próxima vez que você se sentir sufocado pelo mundo faça algo que te animava enquanto criança. Permita-se sonhar grande e não coloque limites para sua imaginação, por mais absurda que a solução pareça. Leia também esse texto sobre como pensar como uma criança e se manter criativo, é muito bom 😉

5. ANOTE TUDO, NÃO PERCA NADA

Quantas vezes você estava andando por aí (ou assistindo a um filme, ouvindo uma música e até batendo um papo cabeça com aquele amigo especial) e uma frase especial, uma idéia bacana, um conceito diferente de vida apareceu ‘do nada’? A gente costuma não dar muita atenção à essas coisas, dando um valor momentâneo ao evento mas deixando cair no esquecimento logo depois… São nessas horas que os pequenos milagres acontecem.

Tenha o hábito de carregar um caderno de anotações na bolsa ou, se preferir, baixe um app de Notas bacanudo pro seu celular (eu uso o Keep para Google/Android). Para quê? Para nunca mais deixar esses flashes de inspiração e criatividade passarem batido. Crie o hábito de anotar tudo. De coisas reais e tangíveis à devaneios e sentimentos. Esse seu caderninho (real ou virtual) será seu pequeno poço de milagres toda vez que você se sentir empacado. Leia-o como quem lê seu livro mais querido, trate-o com respeito e cuidado. Ele vai te salvar quando você menos esperar!

E aí? Está se sentindo mais desperto? ACORDA AÍ! Enquanto você dorme e baba, outros escalam o paredão da vida criativia a todo vapor. Perde tempo não 😉

 

Se você quer dar partida em um 2017 muito mais inspirado, motivador e criativo eu preparei um presente incrível pra você:

Nesse ebook GRATUITO eu divido com você 23 ações para implementar no dia a dia e dar um UP não só na criatividade como na vida! Considere-o um guia pra te ajudar a navegar pelos dias difíceis. Estaremos sempre juntos 🙂 BAIXE AQUI!

 

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!