7 dicas para criar seu próprio destino em 2017

Com 2017 quase batendo na porta, tenho certeza de que você vai parar nessa última semana para reavaliar o ano que passou e pensar sobre os próximos passos, nem que seja na hora da virada (alô, procrastinação!), certo? Minha missão hoje é fazer você parar com um pouco mais de calma pra fazer essa análise e conseguir criar seu próprio destino em 2017 com mais clareza e foco!

Imaginar é bom, mas realizar é ainda melhor 😉

O diferencial desta lista que preparei pra você é que cada um dos passos se intercala com o próximo, ou seja, você pode considerá-la como um caminho a ser percorrido e não apenas itens isolados. Outro diferencial é que lidei com exemplos práticos nas minhas dicas. Você vai conseguir aplicar em qualquer situação que desejar. Acredito que isso vá fazer você absorver melhor o conteúdo e compreender que TUDO COMEÇA COM VOCÊ!

1.NÃO SONHE, PLANEJE

Concentre-se em metas específicas e mensuráveis, ou seja, planeje por etapas e não focando no objetivo final. Quer um exemplo? Sua meta não deve ser “Colocar minha loja no ar até o fim do ano”. Isso não diz nada, não é verdade? Ou ainda, “Mudar de emprego”, “Me formar na faculdade em dezembro de 2017”, “Emagrecer 12 quilos até o fim do ano” e “Comprar um carro”. Isso são vontades, desejos. Fazer essa listinha todo fim de ano e esquecer que você vai ter que criar um plano de ação para conquistar esses itens é perder tempo e se frustrar à toa.

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Detalha o passo a passo, sendo específico com o resultado que deseja ao final de cada um deles. Assim você consegue mensurar seu progresso e ajustar a caminhada, se necessário.

Exemplo Loja: Passo 1: Definir meu público alvo. Passo 2: Ajustar meus produtos de acordo com o público. Passo 3: Criar minha comunicação, redes sociais e configurar uma ferramenta de email marketing. Passo 4: Escolher uma plataforma para a minha loja online. Passo 5: Criar antecipação com o público alvo. Passo 6: Lançar a loja.

2. SEJA PRÁTICA E REALISTA

Seu futuro tem que ser possível de ser alcançado. De nada adianta voar alto e “planejar” mudar seus hábitos alimentares, se exercitar 5 vezes por semana e perder 1 kg por mês, se você trabalha das 8h às 20h, todo santo dia, fazendo horas extras muitas noites. Se reduzir as horas no trabalho não for possível, vai ser muito difícil você conseguir seguir essas metas… Crie filtros para te avisar quando você anda gastando energia e tempo à toa.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Se pergunta, antes de mais nada: “Qual mudança é possível de ser alcançada na minha rotina para que eu possa acomodar essas metas com certeza tranquilidade?”. Altere o que você conseguir e trabalhe de acordo com esses ajustes feitos, e não com o plano inicial.

Exemplo Emagrecimento: Passo 1: Negociar no trabalho para chegar as 10h todos os dias. Passo 2: Agendar academia/personal das 8h as 9h. Passo 3: Preparar refeições saudáveis em casa e levar para o trabalho alguns dias da semana. Passo 4: Programar alguma atividade física ao ar livre de final de semana. Passo 5: Reduzir o consumo de álcool e açúcar.

3.DECIDA QUEM, E NÃO O QUÊ!

Defina QUEM você quer ser no futuro, e não O QUÊ. Quando você pensa em QUEM deseja ser, essa escolha envolve paixão, habilidades e nível de satisfação desejado na sua vida diária. Ao definir QUEM você deseja ser no futuro, você pode detalhar o que tem que ser feito, conquistado e quais as habilidades necessárias para te levar até lá. QUEM mostra um caminho, O QUÊ só demonstra uma vontade.

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Entende que de nada adianta mudar (de emprego, de casa, de relacionamento) se você não sabe como deseja se sentir e quem você deseja ser no futuro. Toda decisão que você tomar daqui pra frente, tem que te levar mais perto do seu QUEM. Claro que, muitas vezes, você não vai conseguir chegar lá num único pulo, mas tome cuidado pra que cada decisão que você tome daqui pra frente, te leve a um degrau acima do que você está, cada vez mais perto do topo habitado pelo seu QUEM.

Exemplo Mudança de Emprego: Passo 1: Pergunte-se e escreva num papel como seria sua rotina ideal (da hora que você acorda, até a hora de dormir. Pense também nos finais de semana) Passo 2: Escreva em outra página como viver essa nova rotina vai fazer você se sentir. Passo 3: Quais habilidades e talentos que você carrega podem te ajudar a conquistar essa nova rotina. Passo 4: Como essas habilidades e talentos podem ser usados em um novo trabalho. Passo 5: Agora você já consegue ter uma ideia melhor do tipo de trabalho que procura e que irá se ajustar com QUEM você deseja ser 😉

4.HONESTIDADE SEMPRE!

Uma vez decifrado o seu QUEM da dica acima, nunca perdê-lo de vista! Sim, porque a vida, os imprevistos e os problemas acontecem, certo? Não temos controle de tudo e é muito fácil se deixar arrastar emocionalmente escada abaixo. Portanto, seja honesta consigo mesma. Toda vez que sentir que seu barco está indo pra longe da ilha do destino, não ignore, não pense que é passageiro ou que tudo vai se ajustar com o tempo. Mantenha o diálogo interno aberto, não se sabote!

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Avalia mensalmente os seus passos e metas e confirma, com honestidade brutal, se eles estão sendo alcançados. Caso não estejam, pare, pergunte-se o que está dando errado e ajuste o percurso. O tempo voa, não caia na conversa dele 😉

Exemplo Terminar a Faculdade: Passo 1: Coloque numa agenda ou calendário todo o seu planejamento de estudo. Passo 2: Avalie semana a semana se está conseguindo cumprir o planejado. Passo 3: Caso não esteja, pergunte-se o que está atrapalhando e pense em maneiras de resolver esse obstáculo. Planeje novamente a sua rotina de estudo baseado nesse novo ajuste de percurso. Passo 4: Após as provas ou entrega de trabalhos, verifique se seus objetivos foram alcançados. Passo 5: Caso sim, repita. Caso não, descubra o sabotado e reformule tudo novamente.

5.CONHEÇA AS FERRAMENTAS AO SEU DISPOR, NOVAS E ANTIGAS

Chegou a hora de se perguntar quais as ferramentas que você já tem e que podem ser usadas na conquista do seu novo destino. O que você faz bem, sabe? Elas serão suficientes para alcançar aquilo que você deseja? Caso não, quais as novas habilidades você deve aprender? Como você vai fazer para incorporar esses novos conhecimentos na sua rotina?

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Busca sempre desenvolver novos conhecimentos e aprendizados, além de reforçar o que já sabe. De repente, você é de criação mas vai abrir um novo negócio que vai exigir que você aprenda a lidar com a parte financeira do seu novo projeto. Ou vai fazer mestrado em outro país e precisa melhorar o seu inglês.

Exemplo Aprender uma nova língua: Passo 1: Faça uma lista de todas as habilidades que você tem e que serão usadas na conquista do seu novo destino. Passo 2: Faça outra lista com todas as habilidades que você vai precisar desenvolver para alcançar essas novas metas. Passo 3: Encontre ou crie espaços no seu dia para exercitar essas habilidades (novas ou antigas) usando a dica 2 dessa lista.

6.IGNORE AS CRÍTICAS DESTRUTIVAS

Perspectivas e opiniões de pessoas fora da sua realidade e cotidiano são normalmente baseadas nos bloqueios e medos que essas pessoas carregam dentro de si e nada tem a ver com você. Portanto, coloque-as numa ‘caixinha’ onde seus comentários negativos e vazios (do tipo, “Isso vai dar errado”ou ainda “Você não está fazendo do jeito certo”) não te distraiam das suas ambições.

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Busca por conselhos de pessoas que entendem o que você está desejando alcançar. Mostre seu planejamento para elas, peça opinião de como você pode melhorar e ajude-as a melhorar e conquistar as metas delas. Essa troca é MUITO enriquecedora. Muitas vezes, o outro vê coisas que o nosso apego ao projeto/ideia/objetivo não consegue enxergar por estarmos muito envolvidos 😉

Exemplo Começar um novo projeto: Passo 1: Decida quem ouvir e quem calar. Passo 2: Escute sem julgamento a opinião e visão das pessoas em quem você confia e que entendem seu novo destino. Deixe o ego em casa. Passo 3: Avalie quais críticas construtivas se encaixam em seu projeto e quais, mesmo depois de uma boa dose consideração, não fazem sentido.  Passo 4: Aplique essas mudanças no seu projeto. Passo 5: Avalie e decida o que manter e o que remodelar.

7.DIGA NÃO À MEDIOCRIDADE

Você deve querer caminhar até os limites do seu potencial. Muitas pessoas se contentam com aquilo que é fácil de ser alcançado, ao invés de colocar sua energia e criatividade no ato de criar uma realidade diferente e com significado. São essas pessoas que se  perguntam porque sua vida não tem propósito todo final de ano…

VOCÊ CRIA SEU DESTINO QUANDO: Encontra o seu Ponto Ideal. Segundo Daniel Coyle, autor que estuda como atletas emúsicos atingem a alta performance, esse ponto pode ser descoberto da seguinte maneira: “Pergunte a si mesmo o seguinte: E se eu desse o máximo de mim, o que eu quase conseguiria? Esse é o limite da sua capacidade atual. A sua missão é traças metas que te levem um pouquinho mais à frente disso. É nesse pouquinho a mais que mora o seu ponto ideal.”

Exemplo Adquirir uma nova habilidade: Passo 1: Defina qual habilidade você deseja desenvolver em 2017 (pode ser uma nova lingua, um novo esporte ou rotina de exercícios, um novo projeto). Passo 2: Faça uma lista com 3 colunas. Na coluna da esquerda liste quais os passos fáceis de serem dados rumo à essa nova habilidade. Passo 3: Na coluna do centro escreva quais passos você pode escolher dar que irão te tirar da zona de conforto e te fazer se esforçar um pouco mais rumo à conquista da sua meta. Passo 4: Na coluna da direita, coloque qual a rotina de estudos/exercícios seria impossível cumprir, por mais que você desejasse. Passo 5: Fixe essa lista em um lugar bem visível e mantenha seu olho SEMPRE na coluna do meio. Toda vez que você sentir pender pra direita ou esquerda, ajuste seu percurso!

 

E aí? Gostou das dicas? Que tal compartilhar comigo aqui nos comentários qual novo destino você vai criar em 2017? Vou adorar saber 🙂

Eu e a Manu, co-criadora do Programa Rock Your Life de Aperfeiçoamento Pessoal e Planejamento de Metas juntos comigo, estamos avaliando a possibilidade de abrir mais algumas vagas na nossa turma avançada que começa agora, dia 09 de janeiro. Se você quiser ser avisada da possível abertura de mais vagas (provavelmente ficarão abertas apenas por 48hs) basta se cadastrar aqui! 

Quem sabe você não começa seu ano colocando o seu autoconhecimento e planejamento em primeiro lugar?

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!