Descubra a simples equação da criatividade!

Eu tenho uma perguntinha BOA pra te fazer nesse começo de semana: O quanto você pratica o que prega, hein? O quanto você põe em uso o que aprende?

Quando converso com meus alunos do F.I.R.E. U.P. ou das oficinas gratuitas de criatividade que ministro, quase sempre escuto: “Sou ótima para aprender mas péssim@ para executar.” Toca uma campainha aí ler isso?

Semana passada, assisti uma palestra ótima do Victor Damásio no FIRE 2016 em BH. Ele falou justamente sobre a importância da ação na hora de transformar a nossa vida. Pois é, estudar é maravilhoso mesmo mas pode virar uma muleta se você sente medo de tirar os projetos da gaveta. É o escudo perfeito, então sempre será preciso ler mais aquele livro, fazer aquele curso ou aquele doutorado. Qual foi a dica SIMPLES e MARAVILHOSA do Victor pra quando a gente entra nessa nóia? Equilibrar a equação:

Leu 1 livro = Coloque em prática um dos ensinamentos

Estudou 1 hora = Praticar 1 hora

Fez um curso = Aplicar no trabalho os novos conhecimentos

Observou por 1 dia = Executou o que observou por um dia

7

“Qualidade não é uma ação, é um hábito.” – Aristóteles

A mesma coisa acontece com a criatividade. Uma vida mais criativa acontece na incorporação de hábitos mais criativos à sua rotina: estar sempre atento e curioso com o seu entorno, devorar o mundo com os 5 sentidos sempre que possível, relaxar a mente e se preocupar em viver o presente, se relacionar mais com as pessoas e menos com objetos, questionar tudo, buscar na natureza a sua musa inspiradora e, na cidade, a sua tela em branco.

A criatividade surge daquilo que você pratica no dia a dia.

Como você anda passando seus dias, hein?

ps – Você já curte a fanpage do Incendeie seu gênio criativo? Não? Estou sempre postando notícias, insights e vídeos inspiradores por lá 😉

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!

2 thoughts on “Descubra a simples equação da criatividade!

  • Fernanda Maria

    Olha Bia, precisamos conversar ehehehee
    Sabe que, no momento não tenho planos, as vezes penso ter mas me desanimo…eu queria, quero, nem sei abrir uma floricultura, ia lá eu me inscrever no curso de jardinagem e eu fui?
    Não, meu notebook resolveu pifar e só consigo pensar nisso.
    Abri minha lojinha Natura, tento divulgar até maaas nada, nem visita tem, mandei link para “amigos” parentes, todo mundo que conhecia e divulgo na pagina do meu blog e ainda vou fazer algo no blog mas está difícil viu, as vezes acho que não sirvo para divulgar nada em rede social primeiro porque não sei, segundo porque me encho o saco fácil nossa, não tenho paciência entende hahahaa complicado mesmo.
    Então…tem um negócio comigo, sabe quando você se sente sem forças e parece que vai desmaiar? tipo aquela gripe forte que te derruba e põe de cama?
    Me sinto tipo assim, como se não conseguisse levantar, me falta animo, me falta forças e dai me sinto culpada por não me mexer.
    Na verdade, ao pensar em sair já me sinto esgotada é um parto sempreee
    Pra ir no evento lá da Motorola, no ultimo instante só que fui porque eu nem queria sair, fiquei pensando ” o que vou fazer láw pra que ver Moto Z se não vou ter um?” bem assim sabe e fui, dai tive um megaaaa trabalho, Jesus que trabalho que deu postar sobre o evento sem meu notebook e, só um comentário dai mais desanimo.
    Unico momento que me sinto melhor é escrevendo, dai vê porque escrevo livros em comentários, os dedos não querem parar, adoro escrever, se me mandam escrever algo eu escrevo feliz, seja o que for hahahaa
    Me pergunto se meu caso é de tomar remédio mesmo ou se eu consigo sair disso sozinha, se bem que nesse pensamento já se foram 17 anos, parece que quando to melhorando, algo vem e puxa o tapete, o concerto do notebook vai ficar R$650,00 e nem sei se vai dar certo mas to animada até, gostei do técnico, quero que meu notebook fique bem e rápido sou ansiosa demais pra usar notebook lento não dá…
    Botar em pratica o que aprendemos, sempre tento mas né, dificil…
    Sabe o livro O Segredo? botei em pratica sério e duas vezes funcionou, achei maravilhoso, como nossos pensamentos e palavras tem tamanho poder é lindo mesmo, a gente pensa que tem que sofrer pra ter algo na vida quando tudo depende do nosso pensamento e palavras, dai se vê porque estou assim, negativa que sou(depressão faz isso né) eu juroooo tento pensar positivo,
    To eu lá “vai dar certo, vai ficar tudo bem” dai daqui a pouco ” vai nada, fudeu, ferrou tudo” pronto hahahaaaa quem sabe consigo de tanto tentar pensar positivo kkkk
    Viu o textão né?
    Enfim… devia participar do do F.I.R.E. U.P. né rsss quem sabe engrenava algo.
    PS: Amei o livro, to demorando pra por o post no ar mais vai rssss

    • Bia Lombardi
      Bia Lombardi

      Oi, Fê, sei bem como é essa coisa da falta de forças físicas e desânimo. Anos atrás passei por um problema de família que me derrubou de um jeito que achei que não fosse ser capaz de levantar. Sabe o que me salvou? Terapia, meditação e medicação! Não tem nada de errado em buscar ajuda, pedir socorro. Demorei pra sacar isso, uma pena. O bom é que nunca é tarde. Hoje, dois anos depois, consegui resolver MUITAS das minhas questões e levantar a poeira. Você já pensou em buscar um terapeuta? Mil beijos!

Comments are closed.