O que fazer quando a sua criatividade vai pro buraco?

“Casa de ferreiro, espeto de pau. Falar é fácil, fazer é difícil. O gato subiu no telhado. A fonte secou. Desse mato não sai coelho.” Se a sua criatividade saiu pra comprar cigarros e nunca mais voltou, esse post é pra você, preparad@?

Não é fácil encarar o fato de que o seu gênio criativo esgotou todas as possibilidades e foi hibernar até o próximo verão (ou sabe-se lá quando).

O lado bom é que, muitas vezes, esse bloqueio criativo é temporário, apenas uma maneira do seu gênio criativo te mostrar que ele precisa descansar, desestressar e, literalmente, tirar uma soneca. Nosso cérebro consome MUITA energia e quando entramos numa rotina incansável, de horas e horas sem pausa e com preocupações sem fim esgotamos nosso estoque energético e o cérebro trava as quatro rodas. Se esse é o seu caso, respira. LITERALMENTE. Meditar, dormir mais, ir dar uma caminhada ou até fazer uma curta viagem, podem fazer maravilhas pela sua criatividade. Já dei várias dicas sobre isso AQUI, AQUI e AQUI 🙂

O lado ruim é que, muitas vezes, o bloqueio criativo veio pra ficar. Se você já tentou de um TUDO pra laçar de volta a criatividade perdida e nada funcionou, calma. Também tem jeito de resolver isso, só que vai exigir que você acione o seu Sherlock Holmes interior.

 

O que fazer quando a sua criatividade vai pro buraco?

criatividade

Se o seu problema não é stress ou cansaço, só resta uma opção pra esse sumiço do seu gênio criativo… D-E-S-C-O-N-E-X-Ã-O:

  • Com você mesm@;
  • Com as suas motivações;
  • Com o seu propósito pessoal.

‘Bora investigar um a um desses itens?

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

 

COM VOCÊ MESM@

Ninguém nasce e morre a mesma pessoa. Nem nosso corpo é igual, certo? De bebês a velhinhos (se tudo correr bem com a sua saúde e sorte), você passará por inúmeras mudanças ao longo das décadas. Não poderia ser diferente com a sua personalidade, sonhos e objetivos. Muitas vezes você pode estar se sentindo drenad@ criativamente pois perdeu a conexão com quem você é agora. Fica aquela imagem residual dos últimos anos operando na ‘fachada’, quando lá dentro você está passando por uma revolução!

Como virar o jogo: Liste quais eram as suas prioridades há 2 anos atrás e quais são as suas prioridades agora. Observe as diferenças. O que mudou? O que permaneceu igual? Será que você não deseja coisas diferentes agora? Ignorar suas transformações internas é lacrar o acesso ao seu gênio criativo e jogar a chave fora. Autoconhecimento é a palavra!

 

COM AS SUAS MOTIVAÇÕES

Talvez você tenha entrado de cabeça no seu projeto criativo pois desejava mudar a maneira como as pessoas lidavam com determinada situação/serviço e agora você só consegue se preocupar com números e burocracias. Talvez você tenha começado a criar para exorcizar seus demônios e se curar e agora você só consegue se preocupar com o fato de que as suas visualizações caíram. Seja lá qual tenha sido a sua motivação no começo, ela pode estar sofrendo com a vida e percalços que acontecem durante a implantação de qualquer projeto.

Como virar o jogo: Primeiro, se reconectar às suas motivações iniciais, às coisas que faziam seu coração bater mais forte. Segundo, arrumar ‘parceiros no crime’. Sócios, investidores ou contratar pessoas que possam te ajudar com aquilo que você não tem a menor habilidade e vontade ou que desviar a sua energia para levar as coisas em frente. Começar projetos sozinho é super comum quando falamos de criatividade, mas de forma alguma significa que deva ser uma eterna jornada solitária! Pense em quem pode te ajudar e contribuir para que você se concentre nas coisas que te motivam a fazer o projeto crescer e apareçer. Autenticidade é a palavra!

 

COM O SEU PROPÓSITO PESSOAL

Garanto que quando você começou o seu projeto ou proposta criativa, muito provavelmente tinha um ponto de destino claro na cabeça. Um lugar a chegar, um objetivo a ser alcançado, certo? Então os anos passaram, pessoas saíram da sua vida, outras entraram, você trocou de trabalho, de amigos e aquele projeto perdeu o sentido. De repente, ele não atende mais seu novo propósito, pelo menos não na sua formatação original. É como se o que você faz não pudesse mais te levar onde você deseja chegar. Soa familiar?

Como virar o jogo:  Esfriar a cabeça, se distanciar emocionalmente e partir para uma análise racional da sua situação atual. O que poderia ser ajustado no seu projeto/ideia para que ele se alinhe com o seu novo propósito pessoal? Se existir um novo plano de ação, foco nele! Se nada puder ser feito, talvez tenha chegado a hora de virar essa página e começar a escrever um novo capítulo na sua história.  Alinhamento é a palavra!

 

Eu sei que não é fácil fazer essa autoinvestigação. Pensando nisso (e pra te ajudar nessa tarefa), eu bolei um desafio pra ajudar você a recuperar a criatividade e a motivação perdidas, topas?

 

#DESAFIODOGENIO: 7 dias para conquistar uma vida mais autoral, criativa e com propósito!

criatividade

Responde com honestidade, vai? Os anos estão passando e você sente que não tem controle sobre a sua vida e nem pra onde você está indo? Aliás, você sabe pra onde deseja ir ou pelo menos qual o mapa que você pode usar pra chegar lá? Não? Eu posso te ajudar! 
 
Vem participar do #DESAFIODOGENIO: 7 dias para conquistar uma vida + autoral, criativa e com propósito! Durante a semana que passaremos juntos eu vou te desafiar a se despir de todas as crenças, medos e preconceitos sobre o que é preciso para levar uma vida autoral, até você ficar … pelad@, pelad@, nú com a mão no bolso 😉
 
Garanto que você vai sair transformad@ depois dessa nossa semana juntos, pront@ para enfrentar de peito aberto seus projetos, sonhos e ideias e aprender a replanejar a sua história daqui pra frente!

O #desafiodogenio será 100% online e gratuito e para se inscrever basta se cadastrar AQUI! Te espero 🙂

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!