Quem me conhece sabe que uma das bandeiras que levanto como missão é a da Vida Autoral. Mas o que isso significa na prática e qual a importância dela para o desenvolvimento da criatividade?

A primeira reação das pessoas quando me ouve falar em vida autoral talvez seja a de imaginar que estou querendo robotizar e transformar todos em seres egocêntricos e autocentrados. Nada mais longe da verdade… Muita calma nessa hora;)

Quando falo em levar uma vida mais autoral, estou falando em dar importância à você, ao que você pensa sobre o mundo e a como você encara a vida na hora de tomar decisões pro seu futuro. Parece óbvio mas não é, né? Infelizmente, a maioria de nós coloca dezenas de situações externas à frente na listinha de prioridades na hora de fazer escolhas. O dinheiro ganha mais importância, a opinião dos pais ou dos amigos, o que a sociedade considera certo, o conceito dos outros de sucesso. Tudo vai na frente da gente e, nesse furacão de opiniões, acabamos calando nossa voz. Entramos no piloto automático de não questionar e só executar, ficamos cada vez mais longe de uma vida que represente a gente de verdade. Calamos justamente a única voz que sabe exatamente o que você deseja fazer, a sua!

Explicando assim fica bem mais clara a ligação entre autoralidade e criatividade, não? Uma não existe sem a outra pois a criatividade é resultado direto da nossa autoexpressão e das nossas vivências individuais, e a vida autoral é resultado de uma vida altamente criativa e livre.

Antes de continuarmos gostaria que você anotasse é do outro lado duas perguntinhas. Eu vou te dar dois minutos para respondê-las combinado? Não quero que você elabore teses profundas sobre elas, ehehe, responda de “prima” , sem pensar muito. Quero que você escreva sem medo e rapidamente o que te vier à cabeça, por isso o tempo curto 😉

Pegou a caneta?

1) O que você faria se pudesse viver a vida do seu jeito? O que faria diferente?
2) O que te impede de fazer isto?

.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

.

.

.

 

*** Vou aguardar esses dois minutos em silêncio para vocês responderem tá?***

.

.

.

.

.

 

Bom… respondeu?

Agora esqueça por enquanto dessas respostas. Vamos deixar que elas fiquem aí trabalhando no seu inconsciente. Esse é o segredo deste exercício 😉

Quero apenas que você preste atenção no que vou dividir com vocês a partir de agora.

Separei essa nossa conversa em 3 passos e quero que você percorra essa linha de raciocínio comigo.
Sim, você ouviu bem, são APENAS 3 passos.

Resolvi simplificar esse processo ao máximo porque, na essência, ele é simples mesmo. E aí é que está a beleza dele. De nada adianta eu listar aqui 10 ou mais coisas que te farão alcançar o seu tipo de sucesso (sim, cada um tem o seu, certo?) pois acredito que isso só te desviaria de prestar atenção nas 3 ações fundamentais, as que verdadeiramente irão fazer a diferença na sua vida!

Preparados?

PRIMEIRO PASSO: ESCUTE SUA VOZ INTERNA

Women dressed in red walking in the forest

Quando falo em vida autoral, ligue a tecla SAP para ouvir: aceitação, autoestima, amor próprio. Quando a gente se aceita como é entende que não existem regras ou certo e errado. Existe o que funciona e faz sentido para você ou o que atende as suas necessidades.

Viver uma vida mais autoral não tem a ver com ser egocêntrico, com atropelar as pessoas, com não ter escrúpulos ou enganar para ganhar, nada deste tipo. Viver uma vida mais autoral significa apenas se colocar também na sua lista de prioridades, dar ouvidos a essa voz que fala contigo desde que você nasceu. Significa construir a vida com as próprias mãos e é isso que a criatividade faz por você.

Uma revelação que se abre feito um raio é a de que você só vai conseguir viver uma vida criativa (e conseguir, DE FATO, realizar seus sonhos e empreender em algo que te estimule e orgulhe) quando você OUVIR essa voz…aquela que nasceu contigo, aquela que não teve contato com o mundo, com os julgamentos e opiniões externas.

Amor próprio e egoísmo são coisas antagônicas. Um não precisa do outro para sobreviver, entende? Claro que durante sua busca você vai ouvir sim a opinião do marido, dos pais, dos filhos, dos amigos, do chefe. Afinal, somos seres sociais, né? Mas o que muda é que a opinião deles não terá mair valor do que a sua. A opinião deles não afetará suas escolhas como se você não importasse.

Quando você vive uma vida mais autoral e criativa entende que é de importância fundamental se colocar na balança também.

SEGUNDO PASSO: ENFRENTE O MEDO

Psychedelic

A verdade é que na vida muita gente sabe o que fazer, mas são poucas as pessoas que realmente FAZEM O QUE SABEM. Loucura isso não?

Sabe porque isso acontece? Sabe porque muita gente não dá ouvido a essa voz criativa? Pelo medo do fracasso, pelo medo do julgamento que os outros farão. Dá um medo danado de pegar seu sonho, seu bem mais precioso, e colocá-lo em ação, parí-lo pro mundo…vai que ele dá errado? Vai que ele não é nada daquilo que você imaginava? O que as pessoas vão falar se você abandonar tudo (seja uma carreira, um relacionamento, um hábito de vida) pra começar de novo? Como ficaria sua imagem nisso tudo?

Esse segundo passo está intimamente ligado com o primeiro porque sentir medo, apesar de ser uma reação totalmente natural, vem com muito mais força quando você não se conhece direito, quando não sabe como reagir em situações de pressão ou não consegue lidar com os obstáculos da vida.

Quando a gente se ama, se aceita como é e sente orgulho desta pessoa criamos CORAGEM para enfrentar o mundo!

TERCEIRO PASSO: ENTRE EM AÇÃO

mulher_trabalhando

Depois de ouvir sua voz interior e driblar o medo, o terceiro passo é um dos mais importantes: fazer algo a respeito. Feito é melhor do que perfeito’, é uma das citações mais importantes que você tem que anotar aí na sua cabeça.

Tudo começa com uma decisão, com um mindset. Entenda que a condição de vida em que você nasceu não define suas escolhas ou seu futuro. A única coisa que tem real influência sobre os seus atos e escolhas é VOCÊ.

Não é o ambiente que te controla e sim como você decide lidar com este ambiente. Sua visão, suas escolhas, seu resultado. Olha aí a vida autoral e criativa tomando forma 😉

Perder o emprego, seu negócio dar errado, seu amor te abandonar….são todas coisas horríveis de acontecer, eu sei. Mas nada disso deve abalar a sua confiança, entende? Nada deve abalar a sua decisão de viver da melhor forma possível, nada disso deve calar a sua voz interior. Essas situações são circunstanciais e não eternas, não são uma sentença de morte. E o mais importante: essas situações sempre criam lições importantíssimas de aprender!

Uma vida mais autoral e criativa só depende de você, de como você encara as perdas e do quanto permite que elas (ou os outros) te desviem da vida que você escolheu e deseja seguir.

Quem cria seu próprio caminho entende que não é o que te aconteceu que terá o poder de moldar todo o seu futuro e sim o que você decide fazer com o que te aconteceu que muda tudo.

Como pegar algo negativo e transforma em positivo, sabe? O potencial para a positividade está em todos os lugares. TODOS. Basta querer enxergar.

  • Você pode largar o emprego que odeia;
  • Você pode cair fora do relacionamento abusivo;
  • Você pode viver uma vida mais saudável;
  • Você pode encontrar mais tempo para fazer as coisas que te dão prazer.

 

E sabe o melhor disso tudo? Essa decisão já está em você, basta escutar aquela vozinha interior (primeiro passo) e burlar o medo (segundo passo). Viu como tudo está interconectado?

Existem estudos que dizem que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões depressa porque não têm dúvidas à respeito do seu valor e do que realmente desejam para a sua vida. Elas não sofrem com dúvidas sobre a sua capacidade de realizar. Elas sabem que nada está escrito, nada é preto no branco. Elas sabem que, as vezes, as coisas vão dar errado mesmo e que elas terão que reescrever alguns capítulos da sua história… mas elas JAMAIS duvidam da sua capacidade em fazê-lo!

“Mas e se, mesmo assim, eu não souber exatamente COMO mudar minha vida?”, você pode me perguntar. Minha resposta? Mais importante do que ter um plano perfeito ou uma visão exata do seu futuro brilhante, é  COMEÇAR ANTES DE ESTAR PRONTO! Perfeito não existe, gente. Se você ficar preocupada ou esperando saber todos os detalhes para empreender seu sonho corre o risco de passar a vida toda esperando pelo momento ideal…

Enquanto você caminha rumo ao seu objetivo, vai ter que alterar aqui e ali o trajeto, adequá-lo de acordo com o que você encontrar, com a reação das pessoas ao seu redor. Alguns irão facilitar sua vida, outros terão ‘prazer’ em dificultá-la. A vida ao nosso redor nos influencia o tempo todo. Por isso planos perfeitos são planos inexistentes.

A vida é impertinente como dizem os budistas. Tudo muda o tempo todo. A única certeza que temos é de que nada está estagnado, tudo está em constante movimento.

Se você se conhecer bem, souber onde quer chegar, enfrentar os obstáculos com coragem e caminhar sempre em frente rumo a sua vida dos sonhos você irá chegar lá.

Olha só os 3 passos para uma vida mais autoral delineados nessa última frase:

1. ESCUTE A VOZ INTERNA E DECIDA O QUE DESEJA >>> 2. ENFRENTE O MEDO >>> 3. COLOQUE SEU PLANO EM AÇÃO E AJUSTE O PERCURSO CONFORME CAMINHA

Agora lembra daquelas perguntinhas que eu fiz pra você bem no início do hangout? Falei que elas iríamos voltar a elas, não?

Que tal contar pra mim aqui nos comentários as suas respostas?  Quais foram as suas dificuldades ao respondê-las, quais as suas dúvidas sobre os 3 passos para uma vida mais autoral e criativa?

O que é mais difícil pra você?

Escutar sua voz interna?

Superar o medo?

Entrar em ação?

Não seja tímida, coloque seu coração na mesa. Muitas vezes, a gente precisa mesmo olhar as coisas através de uma nova perspectiva 😉

Se você está precisando de um empurrãozinho para mudar as coisas de lugar aí na sua vida, que tal dar uma olhada no meu livro Criatividade Empática ? Ele pode te ajudar a transformar a sua maneira de encarar a criatividade e a busca pelo seu propósito de vida, sabia?

 

Deixe uma resposta