Será que ninguém é capaz de mudar o mundo?

Nesse feriado, navegando a esmo pelo Facebook (oh, boy), acabei caindo num perfil aleatório onde o cidadão (professor de história, veja só) proclamava que “ninguém é capaz de mudar o mundo, isso é bobagem”. Fiquei #chocada, sério. Como pode, alguém que estuda a história do mundo, fazer uma declaração tão infeliz como essa?

Então pedi ajuda pra galera que me segue no Facebook para juntos fazermos uma listinha (vai lá contribuir!) e provar para o cidadão que ele não poderia estar mais equivocado, só pra desopilar o fígado, sabe?

Mas aquilo ficou remoendo aqui dentro…

mlk-quote

“Aquele que passivamente aceita o mal, está tão envolvido com ele quanto aquele que ajuda a perpetuá-lo. Aquele que aceita o mal sem protestar contra está, na verdade, cooperando com ele.”- Martin Luther King

Na pior das hipóteses, o cara estava tentando dizer que nenhum cidadão comum é capaz de provocar esse tipo de mudança. O que é duplamente equivocado porque mesmo Einstein, Darwin, Marie Curie e Beyoncè foram, um dia, pessoas como eu e você, certo?

Você pode também argumentar que um cara gritando em cima de um banquinha na praça, sem ninguém parar pra ouvir, muda absolutamente nada. Mas todas as mudanças grandes e importantes da nossa sociedade começam exatamente assim, com uma única pessoa tendo a coragem de falar e propor o que ninguém quer ouvir. Uma única pessoa importa muito! Ainda mais se for uma pessoa sem medo e amarras com o status quo. Aliás, se você me perguntar, esse é o grande segredo das pessoas que transformam o mundo: não se subjulgar ao status quo, o estado natural das coisas.

Pode reparar que, se você listar todas as grandes descobertas e mudanças de paradigmas na sociedade, vai encontrar sua fonte em uma única pessoa que não teve medo de confrontar o que era dado como certo ou padrão, propondo uma mudança na maneira de olhar o mundo.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

E se falar em mudança de paradigma global te assusta pela grandeza do tema, pense que o mundo pode ser você, sua família, seus amigos. Muitas vezes transformamos a vida de uma única pessoa durante nossa existência por aqui. E essa única pessoa, no futuro, pode vir a transformar a vida de dezenas. E essas dezenas em centenas e assim por diante. Acredite quando digo: TUDO COMEÇA COM VOCÊ! 

Isso é criatividade PURA! É analisar, questionar e transformar. A boa notícia é que TODOS SOMOS CAPAZES DE FAZER ISSO. Olha só a minha lista:

  • Basta abrir os olhos e parar de olhar o mundo com olhos viciados e cansados;
  • Parar de dizer ‘Sim’, quando suas entranhas querem gritar ‘Não!’;
  • Colocar suas ideias na mesa, mesmo sem ninguém perguntar. Afinal, não é todo mundo que sabe fazer as perguntas certas;
  • Ser empático com seu semelhante, caminhando com seus sapatos sempre que possível. Grandes ideias surgem da empatia;
  • Questionar o que é dado como certo e imutável;
  • Nadar contra a corrente;
  • Escolher as lutas difíceis. São as mais transformadoras!

Voce pode e DEVE ser a pessoa a mudar o mundo. O seu mundo, o nosso mundo, o mundo de alguém. Nada de esperar por ninguém. Vá lá e faça acontecer!

gal-land-Malala-940x628

“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”- Malala Yousafzai

O que você está fazendo para mudar o mundo? Que tal aumentar a minha listinha deste post aqui nos comentários?

Se você está precisando de um empurrãozinho para mudar as coisas de lugar aí na sua vida, que tal dar uma olhada no meu livro Criatividade Empática. Ele pode te ajudar a transformar a sua maneira de encarar a criatividade e a busca pelo seu propósito de vida, sabia?

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!

2 thoughts on “Será que ninguém é capaz de mudar o mundo?

  • Camila Rocha

    WE CAN BE HEREOS JUST FOR ONE DAY!

    • Bia Lombardi

      WE CAN BE HEROES, FOREVER AND EVER <3

Comments are closed.