[VÍDEO] 20 técnica ninjas para pular fora da sua zona de conforto

Hoje eu queria falar com você aí do outro lado sobre hábitos. Bons, ruins, não importa. Eu estou mais interessada em como a gente forma esses padrões de comportamento e em como acabamos escravizados por eles de alguma maneira, já reparou?

Uma das grandes prisões quando falamos da dificuldade em exercitar a criatividade é a da mente. Somos prisioneiros do que nos é conhecido, tão viciados na rotina que nem conseguimos enxergar direito outras possibilidades maravilhosas que podem estar bem na nossa frente, acenando com 10 bandeiras vermelhas e um show de fogos de artifício.

Quer sair da zona de conforto? Não tem jeito, você vai ter que pular. Vem comigo que eu te mostro como!

 

Essa máquina de pensar localizada aí em cima do seu pescoço é a grande responsável pela criação das suas rotinas e hábitos. Aquilo que a gente faz no piloto automático, agindo apenas por estímulo e resultado conhecido, sabe?

O lado positivo da máquina é que não temos que nos preocupar com a maneira como andamos, como comemos, como nosso coração bate e o pulmão respira, nem como se dirige. Quem nunca entrou no carro e chegou ao seu destino sem ter a mínima noção do caminho percorrido, simplesmente por estar com a cabeça em outro lugar?

O lado ruim é que se nos afundamos muito nesse estilo de vida que se alimenta sozinho, nosso olhar sobre a vida torna-se viciado. Vamos perdendo a capacidade de desenvolver outras habilidades e percepções, ficando muito difícil conseguir enxergar novas oportunidades, caminhos e soluções.

BAIXE GRÁTIS o Ebook O Be a Bá da Criatividade

Desenvolva uma rotina mais criativa! Neste ebook GRATUITO eu compartilho com você 23 ações para lascar fogo no seu gênio criativo. Fáceis de implementar, pra começar HOJE!

Uma das grandes prisões quando falamos da dificuldade em exercitar a criatividade é a da mente. Somos prisioneiros do que nos é conhecido, tão viciados na rotina que nem conseguimos enxergar direito outras possibilidades maravilhosas que podem estar bem na nossa frente, acenando com 10 bandeiras vermelhas e um show de fogos de artifício.

Quer sair da zona de conforto? Não tem jeito, você vai ter que pular. E aprender, visualizar, priorizar , planejar, além de outros verbos importantíssimos pra quem está procurando o caminho que leva até o desconforto eterno da vida criativa 😉

1. Comece HOJE

Existe o ditado que você precisa praticar uma determinada habilidade por 10.000 horas para poder se entitular um mestre desta arte. Nisso, muita gente fica com preguiça de começar. Tá esperando o quê? Quanto mais você demorar, mais distante fica de dominar sua prática.

O que você pode fazer AGORA: Escolher um dos seus desejos/projetos/sonhos guardados na gaveta e se perguntar: Qual o primeiro passo para realizá-lo? Vá lá e comece a caminhar!

2. Trate as pessoas com respeito e com igualdade

Ninguém é superior  à ninguém. Cada um está aqui buscando seu caminho e vivendo sua história. Assumir que você é melhor do que outra pessoa é cegar os olhos para outras realidades e formas de fazer as coisas. Saia dessa já!

O que você pode fazer AGORA: Perguntar para um amigo/colega de trabalho qual a opinião dele sobre um problema/projeto/questão que você tem dificuldade em lidar. Escute.

3. Saiba priorizar

Ser multitarefas foi uma habilidade endeusada até pouco tempo atrás. Hoje se sabe que o cérebro humano não consegue focar em muitas coisas ao mesmo tempo… É grande o risco de você não fazer nada direito e se estrelar (Síndrome de Burnout, já ouviu falar?)

O que você pode fazer AGORA: Se você tem muitas coisas para fazer, dedique um dia da semana para cada atividade/projeto. É muito bom esse esquema de trabalho, dá tempo para as ideias respirarem!

4. Invista em você

Guardar 10% dos seus ganhos para emergências e outros 10% para o seu fundo de previdência é sabedoria. Mas já pensou em criar uma poupancinha para o melhor investimento da sua vida: você??? Cursos, viagens, pós-graduações. Tudo o que você faz para melhorar sua experiência de vida e de trabalho conta como investimento também e não como gasto 😉

O que você pode fazer AGORA: Ao invés de comprar mais um par de sapatos esse mês, que tal guardar esse valor na poupança “Eu sou o meu melhor investimento”?

5. Desenvolva novas habilidades

Quem disse que você só deve ter tempo para fazer aquilo que beneficia diretamente seu trabalho/família/relacionamentos? Arrumar tempo para você e para seus hobbies é fundamental para a sanidade mental e para o exercício da criatividade.

O que você pode fazer AGORA: Faça coisas novas apenas pelo prazer de fazê-las. Escolha algo que você deseja aprender, algo que seja só seu.

6. Saiba se relacionar

Ninguém é uma ilha. O ser humano é um ser social. Ponto. Se você acha que está estagnado na vida, talvez precise rever seus relacionamentos. Dizem que somos uma média das 5 pessoas com as quais passamos mais tempo… já parou pra pensar nisso? Com quem você anda vivendo, hein?

O que você pode fazer AGORA: Liste seus relacionamentos mais próximos e, ao lado, escreva duas colunas, COISAS BOAS e COISAS RUINS. Nada nem ninguém é perfeito, sabemos. Mas você precisa perceber qual relacionamento te leva em frente e faz melhorar e qual te prende e desestimula.

7. Planeje metas possíveis

Sonhos são presentes e nos motivam a seguir em frente. Mas sonhar coisas genéricas e grandiosas como ‘emagrecer 20 quilos’, ‘viver na Europa’ ou ‘ficar rico/a’, sem se preocupar em planejar o caminho até lá é um tiro na água. Para realizar os sonhos, precisamos colocar os pés no chão, sermos práticos e pensar nas mudanças diárias que temos que fazer para chegarmos lá.

O que você pode fazer AGORA: O seu sonho final pode até ser grandioso, mas você precisa quebrá-los em pequenos cochilos. Quer emagrecer 20 quilos? Então pense em como perder 2 quilos por mês (dietas, exercícios, reeducação alimentar) e vá reavaliando sua meta até completar os 10 meses. Muito mais fácil perder 2 quilos do que 20, né? Use esse mesmo raciocínio para seus outros projetos.

8. Repense o fracasso

Quem disse que fracassar é ruim? Saber onde erramos é fundamental para conseguirmos corrigir o curso e alcançarmos as metas. Ninguém aprende nada com os acertos. São os erros que ensinam as grandes lições, já pensou nisso?

O que você pode fazer AGORA: Lembre-se do último projeto/ideia/sonho que não deu certo. Reavalie todas as coisas que saíram errado. Vai doer, mas você vai aprender horrores ao tentar dar soluções diferentes para seus tropeços.

9. Mantenha o entusiasmo do começo

É normal ir perdendo a empolgação do início quando os problemas começarem a dar as caras. Acredite, eles aparecerão. Respire fundo e aprenda a não transformar pequenos insetos em monstros gigantes. Resolva os perrengues mantendo a cabeça no benefício que você terá ao alcançar suas metas. Ele será o seu maior incentivo. Abrace os sonhos e prenda os monstros!

O que você pode fazer AGORA: Baixar de graça e ler meu ebook ‘Chega de problemas’.

10. Assuma riscos

Viver eternamente na zona de conforto pode te livrar de algumas frias, mas vai fazer da sua existência monótona e repetitiva. Se você sente que precisa de um pouco de aventura e fogo criativo, não vai encontrar no marasmo da rotina. Não tem jeito, você vai ter que “escalar aquele paredão de pedra”.

O que você pode fazer AGORA: Pense em coisas que te dão medo. Qual foi a primeira coisa que veio a mente? Vá lá e crie um plano para enfrentá-la de vez. Agir é o verbo para liquidar os medos e incertezas.

11. Faça listas

Liste seus sonhos, as receitas a fazer, os projetos a realizar, os telefonemas ou emails a enviar. Crie o hábito de listar e você vai perceber que é capaz de fazer muito mais coisas do que imagina!

O que você pode fazer AGORA: Pegue o primeiro item da lista que irá tomar menos de 5 minutos do seu tempo e FAÇA AGORA. Assim que terminar, pegue o segundo… e assim por diante. Você vai se surpreender em quanta coisa vai conseguir fazer em apenas meia hora.

12. Defina suas prioridades

Identifique o que precisa ser feito para organizar sua vida por ordem de prioridade e de tempo de realização. Ficamos angustiados com as tarefas do dia a dia quando elas só estão no plano das ideias.

O que você pode fazer AGORA: Depois de tirar da frente os compromissos rápidos e fáceis de resolver anote os restantes na agenda. MAS ANOTE MESMO. Dia e horário para resolver aquilo. Uma vez no papel, é compromisso feito!

13. Equilibre trabalho e vida pessoal

Todos nós precisamos de descanso, principalmente seu cérebro. É o tal do ócio criativo, já ouviu falar? A criatividade precisa de um tempo off pra se desenvolver e aflorar. Não adianta ficar sobrecarregando a cabeça com ideias e aprendizados o tempo todo.

O que você pode fazer AGORA: Saia da frente do computador (ou da mesa de trabalho) e vá ao cinema/jantar com os amigos/assistir sua série favorita hoje. Ócio criativo, meu caro.

14. Tome a iniciativa

Faça as coisas acontecerem ao invés de ficar esperando que elas aconteçam com você. Mesmo que você não tenha 100% de certeza de por onde começar (confie em mim, você nunca terá), escolha começar por aquilo que você já sabe fazer bem e lide com os obstáculos quando eles aparecerem.

O que você pode fazer AGORA: Não existe momento perfeito, existe apenas o agora. Comece algo essa semana que você já está enrolando faz tempo, mesmo se você não souber onde isso vai dar. As surpresas podem ser boas, foque nisso.

15. Abra a cabeça para novas ideias e opiniões

Tenha a humildade de ouvir e aprender. Todo mundo tem algo pra nos ensinar. Não é só porque você é o ‘chefe’ que deve ter todas as respostas. Aliás, é o contrário. Você é um bom líder quando sabe respeitar e ouvir ideias dos seus colaboradores.

O que você pode fazer AGORA: Pergunte aos seus empregados/estagiários quais as sugestões deles para a melhoria do ambiente de trabalho e para a realização das tarefas. Faça essa reunião rápida (pode até ser por email) uma vez por semana. Escute e absorva a perspectiva deles sobre as questões.

16. Lidere dando o exemplo

Como exigir do outro aquilo que você não é capaz de fazer?

O que você pode fazer AGORA: Não reclame de atrasos se você não é capaz de chegar na hora. Você deve cumprir exatamente o que exige dos seus funcionários.

17. Termine o que começou

Quanto mais multipotencial você for, mais terá a tendência de desenvolver vários projetos ao mesmo tempo. Ser uma pessoa com várias habilidades é maravilhoso, o problema é quando seguramos mais maçãs do que conseguimos carregar. Eventualmente algumas começarão a cair por terra e você vai chegar pra fazer sua torta com metade dos ingredientes…

O que você pode fazer AGORA: Multipotencial não é multitarefas (falarei mais sobre isso em um próximo post). Faça uma coisa de cada vez.

18. Assuma os erros e aprenda com eles

Nossa sociedade vê muito mal o erro. Associamos o fracasso imediatamente com incompetência. Ela existe, claro, mas nem sempre é a responsável por um projeto não dar certo. As vezes o timing é ruim, a equipe não é a ideal e, as vezes, o planejamento não previu os obstáculos que você teve que enfrentar. Surpresas (boas ou ruins) acontecem.

O que você pode fazer AGORA: Avalie com frieza os motivos que levaram sua empreitada a não sair do jeito que você gostaria. Pare de apontar dedos, ainda mais se você é o “chefe”. Equipe erra junto, sempre. Liste o que não deu certo e pergunte a todos sugestões de como isso poderia ter sido resolvido de uma maneira mais eficiente. Da próxima vez, coloque essas novas ideias em prática. É o que dizem: Errar é humano, insistir no erro é b…

19. Não tenha medo de fazer perguntas

Perguntar nem sempre significa que você não sabe fazer algo. Muitas vezes queremos saber como podemos fazer essa coisa de uma maneira diferente. Quem disse que você é o dono da verdade?

O que você pode fazer AGORA: Se a essa altura do campeonato você ainda não entendeu eu explico de outro jeito… Saia do pedestal! Se assumimos saber de tudo, não aprendemos nada. Faça perguntas, questione sempre. Seja curioso pela vida e pelos processos.

20. Almeje sempre o melhor para você

Pense na sua vida ideal. O que você faria da hora que acorda até a hora de ir dormir. Suas refeições, seu trabalho, seus relacionamentos, suas horas de lazer. Detalhe essa vida passo a passo. Guarde essa imagem mental na cabeça.

O que você pode fazer AGORA: Sempre que se deparar com uma escolha, acesse essa imagem mental e se pergunte: Isso vai me levar mais perto ou mais longe de alcançá-la? Sempre que possível, escolha o caminho que te levar mais perto da sua melhor versão 😉

E ai? Te ajudei a perder um pouco do medo de dar um salto no “escuro” e pular fora da sua zona de conforto? Tenho certeza de que você vai aterrizar em um lugar muito mais bacana e incrível do que está agora.

Gostou? Pode compartilhar a vontade o vídeo nas suas redes sociais. Pode também lascar um joinha no vídeo, além de se inscrever no canal, claro. Assim você não perde nenhuma portagem por lá!

Se você está precisando de um empurrãozinho para mudar as coisas de lugar aí na sua vida, que tal dar uma olhada no meu livro Criatividade Empática Ele pode te ajudar a transformar a sua maneira de encarar a criatividade e a busca pelo seu propósito de vida, sabia?

 

Você gostou desse texto? Então 'bora compartilhar criatividade com a galera!